quinta-feira, fevereiro 16, 2012

MANTENHA A FORMA COM AS GORDURAS - DIETA EM ZONA


Infelizmente a maioria das pessoas associam a ingestão de gorduras com ganho de peso. Mas isto não é verdade, desde que seja consumida da forma certa e na quantidade certa.
Imagino que achem que gordura gera gordura, faz sentido.



Um dos  mecanismos de se estocar gordura corpórea é exceder o consumo  de calorias ao longo do dia em relação ao gasto. Se entrar (comer) mais que sair (gastar) logicamente há armazenamento.

Outra forma de estocar gordura é liberar  uma quantidade excessiva de  insulina, hormônio formador de gordura e músculos. Já perceberam  como alguns gordinhos são forte apesar de não fazerem musculação? Motivo: insulina

Este hormônio é liberado  para metabolizar a glicose ou açúcar no sangue, isto é, jogar glicose para células para que essas gerem energia.


Quanto mais glicose, mais insulina e caso o organismo não precise de tanta energia, sabidamente ele armazenará a energia em forma de gordura Este hormônio veio  da época em que caçávamos e tínhamos  acesso limitado aos alimentos. Assim, quando o homem primata comia ele precisava armazenar um pouco de energia. Porém surgiram os supermercados, as padarias, lanchonetes, etc. e  ninguém avisou o pâncreas para ele parar de liberar insulina  e estocar gordura.

Nossa  dieta, que era basicamente  carnes, gorduras, vegetais e frutas sofreu uma total inversão  com a entrada  do  carboidrato derivado da farinha branca encontrado em pães,massas e arroz. Sem contar os biscoitos, doces,batatas fritas, refrigerantes, sucos prontos ,guloseimas  e fast foods  que invadiram  o nosso dia a dia.

Com  a finalidade   de diminuir  a insulina e aumentar o metabolismo  podemos  aumentar  a ingestão de gorduras  do bem, não descartando totalmente as do “mal” e diminuir ou zerar a ingestão  de carboidratos brancos e guloseimas, dando preferência aos carboidratos integrais, frutas e verduras.Entenda mais sobre estes  carboidratos  clicando aqui.

Para isso, em torno de  30% do total  das calorias ingeridas ao longo do dia seria derivada das gorduras, 30% seria de proteínas e 40 % de carboidratos de baixo índice glicêmico,isto é, carboidratos  que  despejam pouco açúcar ou glicose em nossa corrente sanguínea  e consequentemente liberam menos insulina – hormônio formador de gordura.

O nome  atribuído a esta dieta é  Dieta em Zona Metabólica ou Dieta do Equlíbrio Hormonal, já que favorece- se   a produção  de hormônios  que emagrecem e aumentam massa magra  e diminui - se o hormônio que estoca gordura.

Com a alteração  vista abaixo conseguimos mudar drasticamente  nossa configuração metabólica em relação aos hormônios que estocam gordura e ao mesmo tempo, conseguimos aumentar o metabolismo, já que gordura também gera energia. Além disso as  gorduras  fornecem  colesterol ao organismo , sustância essencial para formar hormônios que estimulam o crescimento muscular,queimam gorduras, melhoram a memória. aumentam a disposição, controlam o stress e  aumentam a libido.
Colesterol baixo é tão ruim quanto colesterol alto.Este conceito  pode parecer  novo, mas é muito  vardadeiro.

Dieta  comum:
Dieta  em Zona Metabólica:
Sintomas e sinais  de que está em zona metabólica
1.Controle  do apetite
2.Aumento  da disposição
3.Melhor função intestinal
4.Emagrecimento saudável: lento porém se mantem  a massa magra
5.Melhor agilidade mental

Conheça as gorduras e suas funções
Gorduras saturadas: são conhecidas com as gorduras do “mal” já  que estão associadas  ao depósito de gorduras nas artérias do coração e cérebro. Porém novos estudos mostram esta gordura gera um processo inflamatório crônico em nosso organismo que seria  responsável  por várias  doenças ligas ao envelhecimento
São normalmente sólidas em temperatura ambiente e sua principal fonte são os alimentos de origem animal, especialmente carnes gordas, leite e manteiga. Por estarem relacionadas ao aumento do colesterol no sangue, o seu consumo deve estar limitado a 10% do total de quilocalorias ingeridas.
Não  se esqueçãm de  que ela só é maléfica se ingerida em excesso.
O óleo  de côco  apesar de ser uma gordura saturada  é considerado  bom para a saúde . Ele é classificado como triglicerídeo de cadeia média.
.As gorduras monoinsaturadas promovem melhora nos níveis de colesterol, saciam a fome e são ricas em minerais como zinco e magnésio. São encontradas no azeite, abacate, açaí, oleaginosas (castanha-do-pará, amêndoas, nozes, pistache, avelãs) e sementes em geral.

Já o Ômega-3, que faz parte das poli-insaturadas, é uma importante gordura anti-inflamatória, que atua na promoção dos bons níveis de triglicerídeos e prevenção de doenças do coração. Ele está presente em peixes, como sardinha, salmão, atum e arenque, além de fontes vegetais, como a linhaça, óleo de canola, rúcula e semente de chia, maior fonte vegetal de ômega 3.

Gordura Trans: está contidas  em  guloseimas industrializadas,como salgadinhos de pacote e biscoitos recheados. Em alimentos  de origem a animal  a  quantidade é irrisória
Além de aumentar o maus colesterol - LDL - esta gordura é pró inflamatória o que significa que ela funciona com um agressor ao nosso organismo, nos atacando  de forma crônica e contínua




Funções das gorduras em nosso organismo:

A gordura é maléfica apenas quando ingerida em demasia.Do contrário é indispensável à saúde por vários motivos:

1 - A gordura protege o ossos e as articulações do impacto, além de ser benéfica à composição da estrutura deles,revelaram estudos publicados no The American Journal of Epimiology.

2 -  Funciona como isolante  térmico nos protegendo do frio.Já reparam com alguns gordinhos suam demais?

3-  Meio  de transporte  para  as chamadas vitaminas lipossolúveis - como  A,D,E e K. No almoço  quem vai transportar a vitamina A contida na cenoura é a gordura do azeite.

4  - Matéria  prima para  todos  os hormônios chamados esteróides ( formados a partir do colesterol) entre eles, testosterona, cortisol, estradiol, progesterona,DHEA, pregnenolona, estriol, androstenediona, 17 OH progestrona,etc.

TODOS os importantes hormônios abaixo  DEPENDEM do colesterol para que possam ser sintetizados, já que, simplesmente, VÊM DELE:
o   Pregnenolona, “hormônio-mãe”, neuroprotetor e importante promotor da boa memória
o   Aldosterona, regulador da pressão sangüínea via promoção do equilíbrio entre Na e K
o   Cortisol: o hormônio do “stress”, fundamental à vida
o Progesterona: Fundamental para a manutenção dos estágios iniciais da gravidez, ativa o gene anticâncer p53 e inibe a 5-alfa-redutase (enzima que converte testosterona em DHT – dihidrotestosterona)
o   DHEA: hormônio com centenas de funções no organismo; uma das chaves para a longevidade com saúde
o  Testosterona e estradiol: principais hormônios sexuais, sem os quais não há vida, reprodução ou diferenciação entre os sexos


5 - Todas as membranas de nossas células  são  formadas de gorduras - membrana fosfoLIPÍDICAS.

6 - Mais da metade do nosso cérebro é formado de gordura

7 - Responsável pela síntese de vitamina D, fundamental para a formação de massa óssea e pela prevenção de alguns tipos de cânceres e doenças cardiovasculares.






 Referências:
1. Sear B, Lawren B. O ponto Z. A dieta. 15ª Ed. Elsevier. 1997; Rio de Janeiro.
2. Disponivel em: WWW.enerzona.net/practica-la-zona/index.php. Acesso em 22.08.2011.
3. Peixoto JC, Feijó AP, et al. Rev. Eletronica Novo Enfoque. 2011; 12 (12);p.47-67.v

Nenhum comentário:

Postar um comentário